quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Estudar "Mata"?

Segunda Feira assistindo a um culto pela TV, tinha um rapaz dando um testemunho, onde disse que ali foi liberto da depressão e do suicídio, amém, creio nessa libertação. Porém o rapaz disse que era desviado e que fazia seminário antes de desviar, foi a partir daí que não gostei do que ouvi. Assim que falou isso o pastor disse em boa e alta voz: “A Letra mata, mas o Espírito vivifica. Nós temos aqui o Espírito e que o estudo mata.” O povo fervorozamente gritou: “AMÉM”.
Por coincidência 2 dias antes o meu professor no Seminário pediu para fazermos um trabalho e um dos versículos era o de 2Coríntios 3:6. Qual a minha surpresa ao ver que era o versículo que o Pastor tinha citado. Vamos a Ele:
"O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica." (2Corintios 3:6)

Se formos analisar esse texto no seu contexto original veremos que o que o pastor disse foi extremamente equivocado. Quando o Apóstolo Paulo fala sobre a “Letra” ele quer falar sobre a lei dada por Moisés e não na questão de nos dedicarmos e estudarmos a palavra de DEUS, que é o caso de vários Seminaristas espalhados pelo Mundo e até mesmo quem *ainda participa de EBDs (* isso é assunto para outro dia). Devemos saber que estamos na aliança da Graça. Cristo ao subir ao céus deixou o Espírito Santo como nosso consolador, é Ele quem nos Vivifica e Paulo na época estava combatendo aqueles Cristãos que viviam ainda com a Lei de Moisés.
Se Cristo nos Justificou não "precisamos" mais da Lei. Isto se confirma em Atos 13:39 - “E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por Ele(Jesus) é justificado todo aquele que crê.”
Temos que ser cheios do Espírito Santo e se junto a isso estudarmos a palavra que DEUS nos deixou seremos ainda mais abençoados e usados.
Infelizmente alguns pastores são nomeados Pastores sem ao menos participarem da EBD e o pior é que sobem aos púlpitos, participam de programas de Televisão, fazem campanhas e até mesmo cruzadas sem ao menos saber o que estão pregando.
Devemos nos preparar para que a palavra de DEUS seja pregada de maneira digna e correta. Não podemos fazer a obra de DEUS relaxadamente. A palavra de DEUS é que vai direcionar as nossas vidas e por isso devemos conhecer cada detalhe do que as Escrituras Sagradas querem passar para nós.
Leia ainda: Rm. 3:20; Gl 3:21-25; I Tm. 1:9

DEUS abençoe a todos, Quinta Feira tem mais.


DEIXE SEU COMENTÁRIO!!!

5 comentários:

  1. é.. ai está o problema de interpretar um versículo isolado... a Bíblia é um todo, ela se completa. Que o Senhor tenha misericórdia daqueles que são dirigidos por lideres despreparados, e fale em particular com cada um! Deus abençõe..

    ResponderExcluir
  2. Pr Wilson S. P. de Mello16 de outubro de 2009 às 10:54

    É como vc disse; o pior que alguns não pensam em estudar e cometem essas interpretações mirabolantes, pois sabemos que o texto fora do contexto, torna-se pretexto. Sabemos ainda e temos que tomar cuidado, pois assim é que surgem as seitas fundamentalistas, e foram os fundamentalistas que crucificaram a Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Pr Wilson S.P. de Mello16 de outubro de 2009 às 10:56

    Valeu pelo blog, esta interessante... absss

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu blog. Está muito edificante! Que Deus continue a te abençoar e a lhe dar entendimento e ousadia para denunciar o que não provém Dele!

    Prof. Jair

    ResponderExcluir
  5. E é graças ao Espírito que a "letra" (como o nosso irmão pastor e artista de TV nomeou as Escrituras) nos traz vida.
    Meus irmãos sejam pessoas nobres como os bereanos que examinavam as Escrituras para confirmar se o que era pregado a eles era verdade (Atos 17:10).

    ResponderExcluir