quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Palavras!!!

1 Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
3 Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
4 Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
6 A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
7 Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
9 Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
10 De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
(Tiago 3)
Quantas vezes usamos nossa lingua de maneira a amaldiçoar os outros, mesmo sem saber. Acabamos falando algo que se formos ver o seu real significado é um xingamento muito pior do que certas palavras que somos acostumados a ouvir por aí.
Você já pensou que algumas palavras que dizemos pode afetar grandemente a vida de outra pessoa, principalmente se olhar por um lado espiritual?
Temos que tomar cuidado com o que falamos, pois no texto de Tiago 3 diz que ao mesmo tempo que abençoamos com nossa lingua podemos amaldiçoar. Por isso escrevo hoje nesse blog. Cuidar da nossa lingua é algo que devemos exercitar. Devemos saber e correr atrás dos significados das palavras que falamos e ouvimos por aí.
Interessante que hoje dizemos algumas coisas que nem sabemos o seu significado e falamos como se fosse algo comum, algo que não temos com o que se preocupar.
Vou citar um exemplo que costumo mais ouvir:
“E coisa DANADA”
Estava um dia em casa e incomodado fui ver o significado de duas palavras no dicionário. A primeira era SAFADO e a outra era DANADO.
Bom, vamos começar pela primeira:
SAFADO: Desavergonhado; indigno; imoral; usa-se em linguagen afetiva, no sentido de descarado; malicioso; velhaco.
Pensei que essa palavra tinha um significado bem pior.
Mas levei um grande susto quando vi o significado de DANADO, veja só: Condenado ao Inferno; Maldito; Danificado; Arruinado; Raivoso; Zangado; Furioso.
Pois é, quantas vezes você viu a mãe chamar o filho de danado, mesmo querendo elogiar ela amaldiçoa o filho. Uma vez ouvindo um pregador na TV ouvi ele falar da seguinte maneira: “Eita Unção DANADA”, ou seja, “Eita unção maldita...” mudei de canal na hora. Devemos saber o que falamos e como falamos, mesmo sem saber que a palavra tem tal significado e que pensamos que é outro. Nosso dever é vigiar para não errar. Em provérbios de Salomão diz assim:
Até o insensato passará por sábio se estiver calado, e por inteligente se conservar os lábios fechados. (Pv 17:28)
Melhor é ficar calado em algumas situações do que querer encher a boca a falar algo contrário. Fique atento e veja o que se diz por aí.
E você conhece outras palavras que costumamos falar e que o seu significado é totalmente diferente do que pensamos?

DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário